sábado, 12 de março de 2011

A Importância da Geometria Plana Para a Sociedade: Uma Análise do Ensino Fundamental.

Resumo: 

Da necessidade dos povos antigos de construir navios, casas, medirem terrenos, calcular distâncias, surgiu a Geometria Plana, pois era preciso sistematizar as aplicações usadas no dia-a-dia uma vez que as formas geométricas estavam presentes na maioria das atividades realizadas por eles. Neste sentido faremos uma síntese do surgimento da Geometria Plana, com a finalidade de mostrar sua praticidade para a nossa sociedade.
Além disso, abordaremos a forma como a geometria plana vem sendo trabalhada no ensino fundamental. Sugerindo soluções para uma exploração mais profunda no conteúdo de euclidiana, acreditando que ela é de suma importância para a matemática e as pessoas.


Palavras chave: Geometria Plana, Tangram, Formas Geométricas.


O Surgimento da Geometria Plana. Porque ela é Chamada de Euclidiana.

As civilizações antigas descobriram a geometria plana através da experimentação, sendo que os gregos foram os primeiros a sistematizar o que até então era uma prática empírica. Isso em grande parte se deve ao fato de que os gregos precisavam medir suas terras a fim de organizar o território, definir limites. Tanto que a palavra geometria no seu sentido próprio deriva do grego “geometrein” e significa medição de terras – geo: terra, metrein: medir, herédoto foi um dos precursores da idéia de usar geometria plana neste sentido.
“disseram-me ainda os sacerdotes que Sesóstris realizou a partilha das terras, concedendo a cada egípcio uma porção igual, com a condição de lhe ser pago todos os anos certo atributo. Se o rio carregava alguma parte do lote de alguém, o prejudicado ia procurar o rei e expor-lhe o acontecido. O soberano enviava agrimensores ao local para
determinar a redução sofrida pelo lote, passando o dono a pagar um tributo proporcional à posição restante. Eis, segundo me parece, a origem da geometria, que teria passado desse país para a Grécia.” (Heródoto, p. 116. ?)
Muitos são responsáveis pelo surgimento e consolidação da geometria plana como ramo da matemática, podemos citar Platão, Pitágoras, Eudoxo, entre outros que fizeram da geometria plana uma ciência especial no mundo da matemática, mas foi Euclides o responsável direto pela sistematização dessa ciência até então empírica. “Euclides sistematizou em sua clássica obra, os elementos, os principais conhecimentos trabalhados pelos seus antecessores, dando um caráter axiomático-dedutivo ao conhecimento geométrico da época.” (Piaget e Garcia, 1987).
Desta forma evidenciamos a importância histórica da geometria plana tanto para a matemática como pra sociedade em geral. “A abordagem da geometria feita por Euclides dominou o ensino desse campo da matemática por mais de dois mil anos, sendo o método axiomático, por ele empregado, a base do que chamamos de “matemática pura.” (Greemberg, 1980). Se hoje temos uma geometria plana sólida e eficaz, devemos isso as civilizações antigas que souberam explorar e sistematizar essa ciência espetacular e extremamente útil em vários setores.



Considerações finais:

Fica claro que o ser humano para seu desenvolvimento intelectual ou apenas dele como cidadão, necessita ser um bom observador da sua realidade, pois vimos que a geometria plana como ciência vital que a conhecemos hoje, nasceu desse modo. Criar no aluno a característica de critico daquilo que está a sua volta é papel fundamental do professor.
Desta forma, ensinar geometria plana é muito mais que repassar conteúdo é além disso uma atividade com potencial de tornar um aluno capaz de raciocinar e conhecer melhor o mundo a sul volta, pois geometria plana está em toda parte e cada parte do que conhecemos está inserido nela. Acreditamos nela como ciência e do professor como o responsável pela sua divulgação, através de novas metodologias e boa vontade de ensinar.

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