Resumo:
Da necessidade dos povos antigos de construir navios, casas, medirem terrenos, calcular distâncias, surgiu a Geometria Plana, pois era preciso sistematizar as aplicações usadas no dia-a-dia uma vez que as formas geométricas estavam presentes na maioria das atividades realizadas por eles. Neste sentido faremos uma síntese do surgimento da Geometria Plana, com a finalidade de mostrar sua praticidade para a nossa sociedade.
Além disso, abordaremos a forma como a geometria plana vem sendo trabalhada no ensino fundamental. Sugerindo soluções para uma exploração mais profunda no conteúdo de euclidiana, acreditando que ela é de suma importância para a matemática e as pessoas.
Palavras chave: Geometria Plana, Tangram, Formas Geométricas.
O Surgimento da Geometria Plana. Porque ela é Chamada de Euclidiana.
As civilizações antigas descobriram a geometria plana através da experimentação, sendo que os gregos foram os primeiros a sistematizar o que até então era uma prática empírica. Isso em grande parte se deve ao fato de que os gregos precisavam medir suas terras a fim de organizar o território, definir limites. Tanto que a palavra geometria no seu sentido próprio deriva do grego “geometrein” e significa medição de terras – geo: terra, metrein: medir, herédoto foi um dos precursores da idéia de usar geometria plana neste sentido.
“disseram-me ainda os sacerdotes que Sesóstris realizou a partilha das terras, concedendo a cada egípcio uma porção igual, com a condição de lhe ser pago todos os anos certo atributo. Se o rio carregava alguma parte do lote de alguém, o prejudicado ia procurar o rei e expor-lhe o acontecido. O soberano enviava agrimensores ao local para
determinar a redução sofrida pelo lote, passando o dono a pagar um tributo proporcional à posição restante. Eis, segundo me parece, a origem da geometria, que teria passado desse país para a Grécia.” (Heródoto, p. 116. ?)
Muitos são responsáveis pelo surgimento e consolidação da geometria plana como ramo da matemática, podemos citar Platão, Pitágoras, Eudoxo, entre outros que fizeram da geometria plana uma ciência especial no mundo da matemática, mas foi Euclides o responsável direto pela sistematização dessa ciência até então empírica. “Euclides sistematizou em sua clássica obra, os elementos, os principais conhecimentos trabalhados pelos seus antecessores, dando um caráter axiomático-dedutivo ao conhecimento geométrico da época.” (Piaget e Garcia, 1987).
Desta forma evidenciamos a importância histórica da geometria plana tanto para a matemática como pra sociedade em geral. “A abordagem da geometria feita por Euclides dominou o ensino desse campo da matemática por mais de dois mil anos, sendo o método axiomático, por ele empregado, a base do que chamamos de “matemática pura.” (Greemberg, 1980). Se hoje temos uma geometria plana sólida e eficaz, devemos isso as civilizações antigas que souberam explorar e sistematizar essa ciência espetacular e extremamente útil em vários setores.
Considerações finais:
Fica claro que o ser humano para seu desenvolvimento intelectual ou apenas dele como cidadão, necessita ser um bom observador da sua realidade, pois vimos que a geometria plana como ciência vital que a conhecemos hoje, nasceu desse modo. Criar no aluno a característica de critico daquilo que está a sua volta é papel fundamental do professor.
Desta forma, ensinar geometria plana é muito mais que repassar conteúdo é além disso uma atividade com potencial de tornar um aluno capaz de raciocinar e conhecer melhor o mundo a sul volta, pois geometria plana está em toda parte e cada parte do que conhecemos está inserido nela. Acreditamos nela como ciência e do professor como o responsável pela sua divulgação, através de novas metodologias e boa vontade de ensinar.
GEOMETRIA, de origem grega quer dizer geos (terra) e metron (medida). Esta denominação deve a sua origem à necessidade que, desde os tempos remotos, o homem teve de medir terrenos. Ano após ano o Nilo transbordava do seu leito natural, espalhando um rico limo sobre os campos ribeirinhos, o que constituía uma benção, a base de existência do país dos Faraós, que na época se circunscrevia a uma estreita faixa de terra às margens do rio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário